quinta-feira, 24 de maio de 2007

Negociação: Perdigão e Plusfood

Perdigão finaliza aquisição da Plusfood
As negociações duraram mais de dois anos, mas finalmente a Perdigão conseguiu dar um grande passo no mercado europeu e está finalizando a aquisição da Plusfood, processadora de carne holandesa com forte presença no mercado de refeições coletivas (food service). A Perdigão está dando início à due dilligence, última etapa para a concretização do negócio, estimado em cerca de 30 milhões de euros.
O holandês Rabobank, com profundos vínculos com o cooperativismo da Holanda, assessorou a Perdigão nas negociações. A Plusfood pertence à Cebeco Group, poderosa holding de cooperativas holandesas que fatura cerca de 3,4 bilhões de euros, tem mais de 200 subsidiárias, atua em cerca de cem países e tem 40 mil produtores associados. Sua subsidiária Plusfood tem fábricas na Holanda, Reino Unido e Romênia e fatura cerca de 75 milhões de euros por ano com produtos como hambúrguer, nuggets e grelhados.
Comparado ao faturamento da Perdigão, de R$ 6,1 bilhões, em 2006, sendo 40% nas exportações, o negócio parece pequeno. Mas a operação abre perspectivas importantes para a companhia brasileira. A Plusfood é dona de marcas fortes no mercado europeu, como Friki, para produtos à base de carne de aves, e Fribo, para hambúrguer. Ambas atendem varejo, food service e cadeias de restaurantes.
A Perdigão hoje é um grande fornecedor para a indústria européia, mas sua estratégia de conquistar um lugar ao sol com suas marcas no varejo europeu - entre elas, a Perdix - nunca foi exitosa. A possibilidade surge agora. A Plusfood se abastecia de carne no mercado brasileiro e tailandês. A Perdigão poderá incrementar suas exportações para a Holanda e dar um novo gás para a Plusfood.
Depois de ter sido alvo de uma tentativa de aquisição hostil de parte de sua maior concorrente no mercado nacional, a Sadia, a Perdigão avaliava que precisava acelerar sua estratégia de inserção no mercado global. As chances de expansão no mercado brasileiro são limitadas, pelo espaço que a companhia já ocupa e pelas dificuldades conseqüentes de crescer localmente por fusões ou aquisições. A diversificação e, principalmente, o investimento em produtos de consumo mais sofisticado, em mercados de alta renda média, como o europeu, era a estratégia que já vinha sendo anunciada pelos executivos da companhia em suas últimas declarações públicas.
A diversificação no mercado doméstico também faz parte da estratégia da Perdigão, que entrou em carne bovina, em 2005, por meio de um contrato de prestação de serviços com o grupo Arantes Alimentos, e em lácteos no ano passado, com a compra da Batavo.
A compra da Plusfood faz parte da estratégia do frigorífico brasileiro de se tornar uma empresa global, iniciado com a abertura de escritórios comerciais na Europa, Ásia, Rússia e Oriente Médio.
A Sadia, principal concorrente da Perdigão, também já está se internacionalizando. Desde o ano passado, constrói, em uma joint venture com a russa Miratorg, uma unidade de processamento de carne de frango e de carne suína no enclave russo de Kaliningrado. A planta, que deve começar a operar no segundo semestre deste ano, fornecerá produtos para o varejo e o food service na Rússia.
Fonte: Fernando Lopes no Valor Econômico
Questões de escolha simples:
Em que paises a Plusfood tem fabricas?
a) China, Japao e Coreia.
c) Argentina, Paraguai e Chile.
c) Holanda, Reino Unido e Romenia.
d) Libano, Iraque e Afeganistao.
e) Afrca do Sul, Nigeria e Angola.

Questão dissertativa:
Qual foi o faturamento da Perdigao em 2006?
Resposta esperada:
R$ 6,1 bilhões

Nenhum comentário: