quinta-feira, 24 de maio de 2007

Líder: Raul AnselmoRandon

A história de Raúl Anselmo Randon é marcada pelo empreendedorismo e pelo exemplo de vida de gente que soube crescer e fazer os outros crescerem. Herdou de seus pais a valorização do trabalho que gera riquezas e promove a qualidade de vida. Além de industrial de sucesso, Raul Randon tem seu lado agro pecuarista bem - sucedido em Vacaria (RS), nos campos de cima da serra, enquanto as outras empresas estão instaladas no pólo metalúrgico de Farroupilha e Caxias do Sul, fazenda esta que é onde normalmente passa os fins de semana na que produz 32 toneladas de queijo por mês, uva, soja, milho e outros produtos.. Nascido em Santa Catarina aos 10 anos veio para a cidade de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul onde aos 14 anos de idade começou a trabalhar com seu pai em uma forjaria para ferramentas agrícolas, até em que aos 18 anos teve de servir ao exército obrigatório. Quando saiu do exercito começou a trabalhar com seu irmão Hercílio, que reformava motores. Em seguida, em janeiro de 1949, um amigo, o Ítalo Rossi, os convidou para formar uma sociedade, para fazer máquinas tipográficas. Sociedade esta que em 1951 acabou apos um incêndio em seu pavilhão. Construíram tudo de novo e continuaram a trabalhar. Em 1953, criaram a Mecânica Randon, com freios de ar. Passaram para os semi-reboques e o Hercílio criou o terceiro eixo, uma novidade no mundo. A pequena mecânica transformou-se num império.
Além de muito trabalho e competência Raúl teve sorte de estar num ramo em que poderia crescer muito, e já naquela época ele antevia que um país como o Brasil com dimensões continentais precisaria de um forte setor de transportes para movimentar a riqueza. Para isso determinou que a empresa precisava de gente para crescer. Depois de 1950, começou a entrar mais fortemente o transporte pesado no país, acompanhou esta evolução e ingressou num mercado que precisava do produto e que estava aberto para ser explorado. O seu irmão foi uma pessoa muito inteligente para o desenvolvimento de produtos. Raul ficou no comercial e seu irmão é quem adequava os produtos às necessidades que surgiam Em 1970, Raul viajou para a Itália e Alemanha e conheceu muitos produtos de lá. Foi quando verificou a carência que ele já previa que havia no Brasil. Esta viagem foi um dos grandes marcos da Randon. Quando voltou, falou com seu irmão para aumentar a produção. Havia muito futuro. Foi ai que eles investiram pesado e montaram uma moderna fábrica. Raul Sempre defendeu que insumos como aço, ferro, maquinário e tecnologia, podem ser adquiridos mas “Gente tem que ser formada” e isso requer treinamento. A valorização, o respeito e a motivação dos funcionários tem sido a marca das empresas Randon, além disso sempre se preocupou com a qualidade do produto e não tanto com custo. A sede das empresas Randon é em Caxias do Sul, tem uma unidade em São Paulo e outra na Argentina. Nada disso seria possível se não houvesse uma preocupação permanente com a qualidade de produto e de atendimento. A Randon compete com as empresas de fora porque tem qualidade.
Há quem pense que a Randon é uma empresa familiar. Não é verdade. O controle é familiar, a gestão é profissional. A Randon pode ser considerada empresa global. Têm acionistas e investidores fora do País através do mercado de ações.
Foi perguntado para Raul o que ele pensa dos atributos de um líder e ele respondeu:
Raul Randon: A vontade e a persistência estão acima de tudo. Um líder deve ter foco e saber que sozinho não se consegue fazer nada. Por isso, é preciso buscar as pessoas certas e acreditar nelas. Sempre busquei bons profissionais para formar as empresas. Além disso, é importante trabalhar esta questão dentro da organização. O líder deve levar em consideração estas coisas, além do faturamento, venda etc. O segredo é o trabalho em equipe, individualmente não se consegue nada. É importante saber montar e formar uma boa equipe. Esta é a função do líder. Aqui, somos a família Randon. Aqui dentro todo mundo tem que trabalhar com alegria
Foi perguntado também sobre o processo de sucessão
Está muito bem. Temos um consultor que está nos auxiliando em sucessão familiar e holding. Tenho três filhos homens que trabalham na empresa. Dois atuam como vice-presidentes e o mais novo como gerente industrial na Randon São Paulo. Tenho uma filha médica e outra advogada, que trabalha em nosso departamento jurídico. Uma orientação minha e que está sendo seguida é que a diretoria deve ser composta também por diretores profissionais. A Randon é profissionalizada, mas o controle é familiar. O bom senso deve estar sempre ativo. Enfim, está tudo pronto para a sucessão. Depois, vou ficar cuidando de longe.
Fonte: ???
Questões escolhas simples:
Com quantos anos Raul Anselmo Randon comecou a trabalhar com seu pai?
a) 14
b) 15
c) 16
d) 19
e) 21

Questão dissertativa:
Onde fica localizada a sede das empresas Randon e sua fazenda Rasip?
Resposta esperada:
Caxias do Sul e Vacaria

Nenhum comentário: