quinta-feira, 31 de maio de 2007

Negócio: Compra da norte-americana Swift Foods Company pela companhia brasileira JBS-Friboi

O grupo JBS-Friboi, onde JBS vem das iniciais do fundador, José Batista Sobrinho, maior produtor e exportador de carne bovina da América Latina, anunciou na Terça-feira dia 29/05/2007 a compra da norte-americana Swift Foods Company por 1,4 bilhão de dólares.
A empresa brasileira, com uma capacidade de abate de 22,6 mil cabeças por dia, tem buscado se estabelecer em outros países para diversificar a sua atuação, diminuindo assim os riscos de sofrer embargos na eventualidade de algum problema sanitário surgir onde possui suas unidades.
A JBS-Friboi possui atualmente 21 plantas em oito Estados no Brasil e cinco unidades em três Províncias na Argentina.
Parte do dinheiro investido na aquisição da Swift provem da realização de uma operação de oferta de ações da companhia brasileira na Bovespa em março deste ano, colocando 200.000 ações ordinárias por um preço de 8 reais cada, levantando aproximadamente 1,6 bilhão de reais.
No qual o objetivo principal era levantar recursos para expansão, tanto por meio de aquisições como através de investimentos no aumento da capacidade das atuais unidades.
Segundo a JBS, a aquisição cria a maior empresa do mundo de alimentos de origem bovina. A Swift é a terceira maior processadora de carne bovina e de porco do mundo, com vendas anuais de aproximadamente 9 bilhões de dólares.
De acordo com informações divulgadas pelas duas empresas, a JBS vai pagar 225 milhões de dólares em dinheiro pelas ações da Swift em poder da HM Capital, controladora da empresa desde 2002, e vai assumir 1,2 bilhão de dólares em dívidas da companhia norte-americana e despesas relacionadas à transação.
O interesse da JBS não é ter um negócio de carnes paralelo à empresa e e sim integrar a aquisição o mais breve possível.
A compra da Swift vai permitir acesso à região do Pacífico o que já é um grande passo para o grupo no objetivo de estabelecer uma presença global e tambem vai proporcionar à companhia brasileira elevar sua atuação no mercado de industrializados.
O Brasil atualmente não pode exportar carne fresca para os EUA, por questões sanitárias ainda não resolvidas, e embarca apenas o produto processado.
O setor de carne bovina no Brasil cresceu muito nos últimos anos e hoje o país, que tem o maior rebanho comercial do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças, é o maior exportador global, tendo ultrapassado a Austrália e os Estados Unidos.
A aquisição foi inicialmente realizada pela J&F Participações, controladora da JBS, uma vez que a companhia brasileira deverá adequar sua estrutura de capital às obrigações e restrições dos contratos financeiros em vigor.
O fechamento da operação está previsto para ocorrer no início de julho de 2007.

Comentário:
A compra da Swif foi muito importante para a JBS-Friboi devido ao fato da mesma conseguir atingir seu objetivo, que é ir se consolidando cada vez mais no mercado global.
A Swift com a compra vendeu junto suas altas dívidas, assim sendo um bom negócio para ambas as empresas.

Questão escolha simples:
De que maneira a JBS-Friboi vai efetuar o pagamento da Swift ?
a) 425 milhões de dólares em dinheiro e 1 bilhão de dólares em dívidas da Swift
b) 50% em dinheiro e os outros 50% assumindo dívidas da companhia norte-americana
c) 225 milhões de dólares em dinheiro e 1,2 bilhão de dólares em dívidas da Swift
d) 1,2 bilhão de dólares em dinheiro e 225 milhões em dívidas da Swift

Questão dissertativa:
Com a aquisição da Swift Foods Company a JBS-Friboi tornou-se a maior empresa do mundo de alimentos de origem bovina.

Um comentário:

zadiecabezas disse...

Buy Tania Titanium Wedding Ring - Etsy
› jewelry › tania- › jewelry › tania- Make Tania Titanium Wedding Ring for your next wedding celebration at the infiniti pro rainbow titanium flat iron largest online store. Discover how strong is titanium Tania titanium mesh Titanium micro touch hair trimmer Wedding titanium bar Rings on Etsy!