quinta-feira, 31 de maio de 2007

Líder: Akio Morita

A família Morita
Morita era o herdeiro da 15o geração de uma família tradicional de produção de saquê, além de pasta de soja e miso, sob a marca de Nenohimatsu, no mercado por mais de 300 anos.
A família tinha um forte interesse por arte, e por isso deixaram a companhia nas mãos de administradores profissionais.
Por causa da forte crise da companhia, o pai de Akio assumiu-a com uma gestão efetiva.
Sua mãe fora Shuko Morita, filha de samurais, cuidava da educação e dos conflitos familiares com inteligência e parcimônia, era decidida e clara na exposição das idéias.
Seu pai era prático, conservador, afetuoso, gostava de tecnologia e de produtos importados.
As atitudes da família Morita sempre seguiam os preceitos budistas: perseverança, respeito, otimismo, etc.
Concorrentes
Samsung Electronics e LG Electronics (devido principalmente às perdas com recall de baterias e diversos outros produtos por má produção e desorganização e às perdas no mercado fonográfico e de videogames que a Sony entrou)
Porém a Multinacional Sony é muito maior que a Samsung e LG Eletronics se for levado em conta todas as subsidiárias como a Sony Ericsson, MGM Holding, NEC, Columbia Tri-Star entre outras dezenas podemos dizer que nenhuma empresa de tecnologia chega perto do "mundo" Sony que so fica atrás de multinacionais como Wal-Mart, Daymler-Chrysler, CitiBank, Toyota, Mitsubishi, Allianz World Wide, British Petroleum, Royal Dutch Shell, Exxon (Exxon, Mobil e Esso formam um conglomerado do petróleo) e General Motors juntamente com essas multinacionais a Sony faz parte da elite das Mega Corporações.
A formação cultural
A educação de Akio foi pautada pelos preceitos budistas, pelos conselhos de Shuko, pelos ensinamentos de Kyusaemon.
Por ser primogênito, Akio foi educado para ser o precursor dos negócios da família, tanto nas discussões sobre os afazeres diários, como no comparecimento diário às reuniões de diretoria, com seu pai, bem como a tratar funcionários de modo ético e claro, a inspecionar a produção, a não repreender subordinados, etc.
Sempre fora um aluno aplicado, porém, ao iniciar seu interesse pela física aplicada, quando Kyusaemon comprara uma vitrola elétrica, precisou converter-se em um ronin (samurai que perdia seu feudo e tinha que trabalhar sozinho) para passar nas provas de final de ensino médio. O seu sonho era gravar a própria voz.
Estudou Ciências em sua escola, e depois se especializou em física na Universidade Imperial de Osaka.
Seu mentor nos estudos fora o prof. Asada, maior pesquisador da física aplicada na década de 40. Morita escolheu seguir física ao invés de gerir a companhia familiar porque: Kyuzaemon incentivava o culto à arte, à boa música, e a tecnologia (vitrola elétrica), Akio tinha sempre atenção privilegiada por ser o primogênito, e recebia treinamento nos negócios desde 10 anos de idade, e a família incentivou-o a cursar ciências, e porque queria abrir uma indústria eletrônica (depois da guerra).
A passagem de Morita pela guerra
Como parte do trabalho do prof. Asada era aplicada à Marinha, durante a II Guerra seu laboratório fora utilizado pelas pesquisas da Marinha Imperial Japonesa.
Como Akio não havia sido chamado para se alistar, e estava concluindo a faculdade, fora convidado a não ser voluntário e ser aproveitado pela Marinha sob a condição de oficial, devido à sua graduação em física, ganhando uma bolsa de estudos e seguir carreira naval.
Depois de 3 anos trabalhando para a Marinha no laboratório do prof. Asada fora transferido para uma linha de produção em uma fábrica, permanecendo por várias semanas. Após isso, passou a trabalhar no laboratório de óptica da Marinha, a fim de resolver problemas técnicos em fotografias aéreas.Como fora incumbido de conduzir estas pesquisas (estudar a solução dos efeitos nocivos da eletricidade eletrostática) negociou com os militares a morar próximo do laboratório do Instituo de Pesquisa e Física e Química de Tóquio, com mais recursos materiais e tranqüilidade. Porém, para preparar sua monografia, decidiu fazer este trabalho no laboratório do prof. Asada, conseguindo com esforço.
Posteriormente Akio também conduziu uma equipe multidisciplinar (a maioria mais velha que ele) para resolver estes problemas, depois de reproduzi-lo em laboratório, sendo responsável pelos mantimentos, na condição de tenente, em Yokosuka, e morando em Zushi, cidade no sul de Kamakura, (na ilha de Honshu, próximo de Tokyo). nesta ocasião Akio conhecera Masaru Ibuka (13 anos mais velho).
Após o fim da guerra, Akio foi encarregado de conduzir os civis para suas casas, e a de seus familiares.
A SONY Corporation
Criada por Masaru Ibuka (30) e Akio Morita (25), com 190 000 yens ou US$ 500, e 20 empregados, em 1946, a Tokyo Tsushin Kogyo, ou Tokyo Telecommunications Engineering Companies, em um período difícil para Ibuka e tirando Akio do magistério do Instituto de Tecnologia de Tokyo.
Ibuka cuidaria da pesquisa e desenvolvimento de produtos, e Akio ficaria com o marketing, recursos humanos, financeiro e negócios globalizados.
Após comprar a licensa de fabricação do transistor e reinventá-lo e aplicar em tecnologia de massa (1953), foram precursores na criação de rádios (1955), TVs, vídeos cassetes, com economia de energia e de tamanho. Criaram o walkman, o discman, o sistema chromatron, o trinitrom, as câmeras filmadoras portáteis, entre outros produtos pioneiros.
Um dos pesquisadores ganha o Nobel pela descoberta do túnio de diodo (movimentação de partículas subatômicas em ondas sobre camadas grossas).
Após conquistar o mercado japonês, Akio funda a Sony of América (1960), com a ajuda de muitos profissionais, depois de ser precursor no comércio autônomo face a face com os lojistas americanos (no trading companies – distribuir produtos de qualidade e não para descontos, educando o cliente), a troca de nome para Sony Corporation (1958), mudar-se junto com a família para NY, e morando 1,2 anos até a morte de Kyuzaemon, a inscrição na Bolsa de NY pelo Akio, abertura de um showrrom na fifth avenue, sendo uma das primeiras companhias japonesas a firmar sede em NY.
A Sony acredita no recrutamento tipo parede de pedras, e não em paredes de tijolos (coloca o profissional bom lá, depois arruma um cargo para ele). Isso ocorre devido à rígida política trabalhista japonesa que dificulta a demissão de funcionários. Akio também acreditava que um profissional não possui qualidade pela universidade que cursou, mas pela capacidade que demonstra.
Ela fabrica uma infinidade de produtos eletrônicos, tais como aparelhos de televisão, som, DVDs, CDs, home theaters, câmeras digitais, computadores, video games etc. Também é a proprietária dos estúdios de cinema Columbia Tri-Star Pictures, Metro Goldwyn Mayer (MGM) e da gravadora Sony Music, estando presente em diversos meios de comunicação e entretenimento em todo o mundo. Recentemente formou com a suéca Ericsson uma holding para a produção de telefones celulares.
A função de Akio no mundo globalizado
Ajudar o Japão em exportar a imagem de produtos de qualidade.
Conceder jont ventures para o Japão, como a GM, e parceiras com diversas empresas.
Akio Morita morreu em 03/10/1999 aos 95 anos de causas naturais.
Porquê Akio Morita foi um líder
Desafia o processo: é um cientista, criado por pais descendentes de samurais.
Inspira a visão compartilhada: quanto mais pessoas com diferentes pontos de vista melhor, pois desta forma é possível uma conclusão de valor.
Capacita os outros a agir: como ele é perfeccionista consigo mesmo, exige que os outros se esforcem também, dando todos os recursos para façam isso de forma autônoma;
Modela o caminho: com o uso da intuição e do “feeling” (ou perspicácia), ele inspira seu caminho com base em sua projeção para o futuro.
Ele acredita no potencial das pessoas, não pelo rótulo, mas pela capacidade pessoal de gerar resultados.
É extremamente persistente, quando acredita em algo.
Possui sempre o mesmo ideal: oferecer conforto às pessoas, de forma que possa este seja compartilhado por todos.
Seu principal objetivo e sua marca firmada na Sony é a singularidade, sendo pioneiro, mostrando ao mercado o que pode ser feito, bem como ajudar a construir a imagem do Japão ao mundo no pós-guerra, depois de um período em que este foi agrário por muito tempo.
Outros: compromisso com os outros, procurar por desafios, saber ouvir, tenacidade, perseverança e otimismo.

Fonte: O site: Sony.com e o livro: "Made in Japan: Akio Morita e a Sony"
Questões dissertativas:
Por quê ele pode ser considerado um líder?
Resposta esperada:
Porque ele soube agregar valor a Sony de tal forma que tornou-a uma das maiores empresas de seu ramo de atuação, incorporando na sua cultura os princípios providos da cultura familiar, e as suas percepções do mercado. Ele é um líder por saber incutir nas pessoas a ambição de ser sempre o pioneiro, bem como por utilizar o potencial de seus colaboradores de tal forma que todos saem ganhando.
Por quê Akio decidiu seguir o caminho da eletrônica, e não gerir a Nenohiomatsu, quando chegasse a hora?
Resposta esperdada:
Porque ele estudou física na sua adolescência inteira, e ao fundar a Tokyo Tsushin Kogyo teve de deserdar a sucessão da companhia de sua família.

Nenhum comentário: