sexta-feira, 18 de maio de 2007

Líder: Antônio Ermírio de Moraes

Presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio é a terceira geração que comanda o grupo.
A história do Grupo Votorantim começa em 1918, no interior do Estado de São Paulo, quando o imigrante português Antonio Pereira Ignacio assume a Fábrica de Fiação e Tecelagem no então pequeno distrito de Votorantim, em Sorocaba. Assim era criada a Sociedade Anonyma Fabrica Votorantim, uma empresa que anunciava o início da industrialização brasileira.
Hoje é um dos maiores grupos empresariais do País, que em 2005 faturou R$ 16 bilhões, atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno biorientado, especialidades químicas e suco de laranja. O grupo atua também com um Banco que faz parte do conglomerado, mas Ermírio costuma brincar que a instituição só foi criada "para não pagar os juros cobrados pelo mercado e estabelecidos pelo Banco Central", o Banco Votorantim e a BV Financeira, que atua no ramo de crédito, e hoje já ocupa o terceiro lugar no ranking de financiamentos , disputando o mercado com bancos e financeiras de capital estrangeiro ou com maior tempo de mercado, em dez anos passou de promessa a líder de mercado, recebendo por três anos consecutivos o prêmio da Revista Exame, como a melhor financeira do país.
Antônio Ermírio nasceu no dia 4 de junho de 1928, em São Paulo. Alfabetizado no tradicional colégio Rio Branco, decidiu seguir a trilha do pai, José Ermírio de Moraes. Em 1945, partiu para o Colorado, nos EUA, para se formar engenheiro metalúrgico na mesma faculdade do patriarca, a Colorado School of Mines.
O retorno ao Brasil, em 1949, não foi tão amistoso como ele esperava. Assim que o pai pôs os olhos no filho em casa, alertou: "Há muito trabalho pela frente. Vou lhe dar um salário e fazer uma experiência com você. Se não der certo, não vou lhe contratar." No mesmo dia Antonio Ermírio encarou seu primeiro dia de trabalho numa das fábricas do grupo Votorantim.
Bastaram seis anos para ele anunciar sua primeira vitória, a fundação de sua própria firma, a Companhia Brasileira de Alumínio, em 1955. Em 1962, Antonio Ermínio assumiu todas as empresas e o grupo não parou de crescer.
O empresário transformou o grupo em uma multinacional, com a aquisição de uma fábrica de alumínio no Canadá. Este segmento da economia merece suas atenções em 100% do tempo, administrando-o diariamente na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que ainda está sob seu comando direto.
Ao mesmo tempo que lida com matérias-primas, Ermírio deu o aval para a criação da Votorantim Ventures, a caçula das empresas do grupo criada há quase quatro anos. A Ventures é um fundo de investimento com trezentos milhões de dólares para aplicar em áreas tão diversas como biotecnologia, bioinformática, distribuição de MRO, serviços de datacenter e de call center, comércio eletrônico e biodiversidade.
Casado com Maria Regina e pai de nove filhos, é um homem de hábitos simples. Costuma ouvir atento os pedidos de emprego que recebe ao ser reconhecido nas ruas. Dispensa seguranças, não usa carro blindado e - dizem as más-línguas - veste sempre o mesmo terno surrado. Nem aparenta o empresário que, em 1996, foi apontado pela revista americana Forbes como um dos mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 5 bilhões.
Ao lado do trabalho industrial, Antônio Ermírio desenvolve uma intensa atividade no campo da saúde, em especial, no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo do qual é Presidente. A instituição mantém cerca de 60% dos seus serviços à disposição dos pacientes carentes e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.
Durante toda a sua carreira de trabalho, participou ativamente dos principais movimentos de desenvolvimento e democratização do Brasil, com um engajamento direto e pessoal em inúmeras campanhas voltadas para a geração de emprego e melhoria da educação e da saúde do povo brasileiro.
Em 1986, abocanhou 1,1 milhão de eleitores concorrendo ao governo do Estado de São Paulo pelo PTB - perdeu para Orestes Quércia.
Antônio Ermírio de Moraes tem uma atividade de escritor de artigos que são publicados em jornais e revistas de âmbito nacional. Seu hobby é o teatro. Escreveu e produziu três peças teatrais, focalizando problemas brasileiros, que foram representadas em várias cidades do Brasil e fazem parte deste "site": Brasil S.A., SOS Brasil e Acorda Brasil. É membro da Academia Paulista de Letras.
Pela intensa atividade social e pela trajetória empresarial ascendente, o empresário é um dos ícones da classe empresarial e uma referência mundial. O curricúlo exibe ainda o Prêmio Eminente Engenheiro do Ano, mérito reconhecido em 1979, também foi eleito em 2006 pela ISTO É Dinheiro como O Empreendedor do Ano na Indústria.
Fonte: ???

Questão escolha simples:
Antônio Ermínio de Moraes concorreu ao governo do Estado de São Paulo, mas perdeu para Orestes Quércia. Marque a alternativa que contenha respectivamente a que ano e partido político está relacionado essa candidatura:
a) 1994, PT
b) 1998, PSDB
c) 1980, PC do B
d) 1984, PP
e) 1986, PTB

Questão dissertativa:
Com a aquisição de que o empresário transformou o grupo Votorantim em uma multinacional?
Resposta esperada:
Com a aquisição de uma fábrica de alumínio no Canadá.

Nenhum comentário: