quarta-feira, 18 de abril de 2007

Negociação: Perini adquire a divisão De Lantier

Setembro de 2005 - A vinícola comprou a unidade de vinhos da Bacardi-Martini localizada na cidade de Garibaldi. A Vinícola Perini Ltda., situada no Vale Trentino, interior de Farroupilha (RS), adquiriu os ativos imobilizados da Bacardi-Martini do Brasil Indústria e Comércio Ltda., localizados na cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha.
As partes não revelam o valor do negócio, mas de acordo com estimativas do mercado se aproxima de R$ 10 milhões, envolvendo áreas que somam 19 mil m² de pavilhões, onde estão o escritório e a cantina, além de 12 hectares de vinhedos, situados entre Garibaldi e Carlos Barbosa.
De uma capacidade de armazenagem de 7,5 milhões de litros, a Perini passará a ter condições de armazenar 20 milhões de litros. Em termos numéricos, a capacidade estática de produção é de 30 milhões de garrafas por ano entre vinhos tranqüilos e espumantes. Aos 79 hectares de vinhedos próprios da Vinícola Perini serão adicionados mais 12 hectares. Desse total, 50 hectares são de uvas viníferas, base para elaboração de vinhos finos.
Além da produção de marcas próprias, também é projeto da vinícola fazer uso da capacidade produtiva para a elaboração de marcas de terceiros.
As marcas De Gréville, Baron De Lantier e Chateau Duvalier não fizeram parte da compra. Na negociação, a Vinícola Perini assumiu apenas a elaboração e o envase de vinhos e espumantes da Bacardi-Martini.
"Parte do pagamento do negócio será feito com a prestação de serviço de engarrafamento de 1,9 milhão de garrafas num prazo de seis meses", informa Benildo Perini, 56 anos, que nos últimos 18 anos forneceu para a Bacardi-Martini o vinho base para produção de vermutes. "Fornecemos primeiro para a Martini-Rossi, depois Martini e por último Bacardi-Martini. Convivi com cinco presidentes", diz o empresário, que continuará fornecendo vinho base.
Ele informa que a Bacardi-Martini produz vermute, rum e vodka em 35 países e, à exceção da Itália, onde produz o famoso Asti Martini a partir de uvas Moscatel, em nenhuma outra parte produzia vinhos. "O único lugar era aqui em Garibaldi. Ou seja, a vocação deles são os estilados", ressalta.
Vocação
Na safra passada, a Vinícola Perini recebeu 6,2 milhões de quilos de uva, dos quais 1,2 milhão de vinhedos próprios. A Bacardi-Martini recebeu 4 milhões de quilos, mas o empresário lembra que no passado, ela processou 12 milhões de quilos. "A redução deve-se ao que falamos anteriormente, a questão da vocação deles", assinala Perini, que prevê a partir do próximo ano incremento de 20% nas suas receitas. No ano passado, a Perini obteve faturamento de R$ 15 milhões.
Questão escolha simples:
A Negociação entre a Bacardi-Martini e a Vinícola Perini LTDA., sobre a compra da unidade de viinhos Bacardi Martini de Garibaldi, tem como parte do pagamento à:
a) Produção Vermute.
b) Fornecimento de vinho base Bacardi-Martini.
c) Elaboração de marcas de terceiros.
d) Prestação de serviços de engarrafamentos de 1,9 milhões de garrafas.
e) Entregar 6,2 milhões de quilos de uva.

Questão dissertativa:
A Vinícola Perini LTDA. assumiu a produção do famoso Asti - Martini com esta negociação? Justifique sua resposta.
Resposta esperada:
Não, pois só é produzido na Itália.

Nenhum comentário: