quinta-feira, 19 de abril de 2007

Líder: Antônio Alberto Saraiva

Habib’s é a maior rede de fast-food árabe com mais de 270 lanchonetes no Brasil.
A primeira loja foi inaugurada em 1988 em São Paulo e tinha como item principal de cardápio, a comida árabe. Com o crescimento da rede o cardápio se diversificou e hoje conta com mais de 60 itens, desde sanduíches até sorvetes, tendo se tornado parte da cultura paulistana.
O crescimento da rede Habib's se confunde com a história do seu fundador, Antônio Alberto Saraiva, que iniciou em 1988 com uma loja na Rua Cerro Corá, na cidade de São Paulo. Quando criança, o Dr. Alberto (como é tratado internamente por todos na rede Habib's) dividia com os pais, portugueses como ele, o sonho de ser médico. Esse fato fez com que no começo da década de 70 a família Saraiva se mudasse de Santo Antônio da Platina, no interior do Paraná, para São Paulob capital, a fim de dar a oportunidade ao filho mais velho de ingressar no curso de Medicina. Como meio de sustento da família, inicia a operação com uma padaria no bairro comercial do Brás, Zona Leste da cidade.
A tragédia e a dedicação pessoal marcaram a vida do Dr. Alberto e de todos da família Saraiva, primeiro o esforço pessoal necessário para se preparar durante alguns anos até conseguir passar no vestibular de medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O tempo de estudo sempre foi compartilhado com o trabalho durante todo o período da faculdade. Segundo quando a violência da cidade grande mudou o seu destino: em assalto ao estabelecimento comercial, seu pai foi assassinado.
Assumindo o negócio, começaria também a sua história de sucesso. Pela necessidade (sendo o primogênito) e não por experiência profissional, passa a administrar o negócio que no momento era a única fonte de renda da família. A prosperidade não apareceu por acaso, o Dr. Alberto mostrou uma capacidade de aprendizado incomum e talento inato para o comércio. Nessa época, o Brás e as proximidades contavam já com várias padarias, percebeu que a solução era oferecer algo especial na forma de promoções, atrair a clientela e buscar a redução nos custos.
Com o sucesso da padaria que lhe deu a experiência base do negócio no setor alimentício, o Dr. Alberto partiu para outros empreendimentos no mesmo ramo com churrascaria, pizzaria e pastelaria, sempre de casa cheia. Além disso, concluiu com méritos o curso de medicina. Com a habilitação de médico e depois de dois anos de estágio em um pronto-socorro, o Dr. Alberto passou a se dedicar exclusivamente ao comércio e a operação das sua lojas.
Desde os tempos da padaria, ainda como estudante aprendeu e aperfeiçoou as receitas dos produtos comercializados, o que lhe valeu uma habilitação prática de chef (chefe de cozinha).
Por acaso, um certo dia o Dr. Alberto contratou um cozinheiro experiente que conhecia a culinária árabe, típica da colônia sírio-libanesa de São Paulo. Logo percebeu que os restaurantes especializados nesse tipo de comida eram raros e com preços não acessíveis: “Ali é que decidi tentar um fast-food de comida árabe e preços acessíveis”, relembra o empresário.
De modo a garantir a variedade do cardápio e de não apostar somente em produtos específicos, aproveitou a sua experiência profissional e incluiu outros produtos mais comuns ao público brasileiro: pizza, pastel e chope. Sem muita pretensão, inaugurou a primeira loja em 1988 em São Paulo. Atualmente, a rede apresenta números invejáveis, conforme os dados do ano de 2005: 12.000 empregos diretos e 284 lojas no Brasil.
Hoje, mais de 90% dos insumos usados na produção de quibes, esfihas, pizzas, beirutes e outras especiarias da rede vêm das próprias empresas de Saraiva. Ele é o inimigo número um da terceirização. É dono, por exemplo, do latícinio Promilat, que capta de suas próprias fazendas o leite usado na fabricação dos queijos que recheiam esfihas e pizzas. Também é proprietário de uma fábrica de sorvetes, a Icelip’s, e de uma produtora de doces, a PBBT. Tem ainda a Arabian Bread, que faz pães e massas, sem contar a própria agência de publicidade – PPM – a imobiliária Planejj e a Vector 7 Engenharia que, juntas, são responsáveis pela descoberta de pontos de locação e pela construção e arquitetura das lojas. O resultado de toda essa operação sem intermediários pode ser verificado no cardápio da rede, onde uma simples esfiha custa R$ 0,49 e uma pizza grande de mussarela sai por R$ 7,90. “Os únicos insumos que compro de fora são a farinha e a carne”,
Segredo
O Cliente precisa levar vantagem em tudo
A capacidade de vender é o principal trunfo do empreendedor Alberto Saraiva. Do pãozinho à esfiha, o empresário sempre se preocupou em oferecer com eficiência seus produtos. "As vendas sempre crescem quando são oferecidas vantagens aos clientes", diz Saraiva. Outra estratégia seguida fielmente é a de controlar bem os gastos. Mais uma vez, o objetivo é oferecer os melhores preços. "É para registrar todos os gastos que o português da padaria tem sempre uma caneta atrás da orelha", afirma o empreendedor.
Fonte: ???
Questão escolha simples:
Quando e aonde foi inaugurada a primeira loja do habibs?
a) 1988 em São Paulo
b) 1988 no Rio de Janeiro
c) 1987 em São Paulo
d) 1987 no Rio de Janero

Questão dissertativa:
Qual o segredo de Alberto Saraiva?
Resposta esperada:
O cliente sempre deve levar vantagem

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