domingo, 1 de abril de 2007

Negociação: Compra da Leão Júnior pela Coca-Cola

No dia 21 de março de 2007 a multinacional Coca-Cola anunciou a compra da empresa paranaense Leão Júnior, a responsável pela fabricação do Matte Leão e mais outros 60 produtos.
Com a compra da Leão Júnior, a Coca-Cola aumentará sua linha para 100 itens. A aquisição envolve também as fábricas em Curitiba, Fernades Pinheiro no Paraná e no Rio de Janeiro.
O valor não foi divulgado pelas empresas.A aquisição ainda depende do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão responsável por avaliar se a união dos 2 negócios representa ameaça a justa concorrência no mercado de refrigerantes e chás.
A Leão Júnior foi fundada em 1901 com sua sede em Curitiba. Em 2006 a empresa faturou quase R$160 milhões com aumento de 18% do ano anterior. De acordo com a Coca-Cola, a diretortia será mantida, ams ainda não sabem o que acontecerá com os 700 funcionários da fábrica.
A Coca-Cola está sofrendo pressões por ter uma portifólio muito focado em refrigerantes. Mais de 90% vem desse segmento. A Coca-Cola tem como estratégia, incenticar os fabricantes a vender mais sucos, chás, água, isotônicos e energéticos que correspondem a pouco mais de 5% do faturamento, mas tem grande potencial de crescimento.
Brian Smith, presidente da Coca-Cola Brasil, disse à imprensa que "com a aquisição do Leão Júnior, aumenta o portifólio de produtos aos consumidores, oferecendo diversas opções de escolha com seu momento de consumo e seu estilo de vida!"
Fonte: ???
Questão escolha simples:
A Coca-cola tem como estratégia incentivar os fabricantes a:
a) vender mais refrigerantes e só ficar nesre segmento;
b) vender mais sucos, chás, água, isotônicos e energéticos, pois tem grande potencial de crescimento;
c) parar de fabricar refrigerantes, pois não é um produto saudável;
d) largar tudo e partir só para fabricação de cervejas.
Questão dissertativa:
Qual é a função do órgão CADE?
Resposta esperada:
É responsável por avaliar se a união dos 2 negócios representa ameaça a justa concorrência no mercado.

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