quinta-feira, 26 de abril de 2007

Líder: Henry Ford

Empreendedor norte-americano, nasceu em Springwells, em 1863 e morreu eu Dearborn, em 1947, aos 83 anos de idade, de hemorragia cerebral.
Henry Ford era de uma família rica de emigrantes escoceses e foi criado numa fazenda, onde passou a infância desmontando coisas, especialmente relógios.
Cursou uma escola de comércio, todavia buscava sempre aumentar seus conhecimentos de mecânica. Depois de concluído seu aprendizado, ligou-se à Westinhouse Engine, ocorrendo ali seu primeiro contato com motor de combustão interna em 1885.
Fundou a Ford Motor Company, com a ajuda de investidores, em 16 de junho de 1903, sendo o primeiro a aplicar a montagem em série, de forma a produzir, em massa, automóveis acessíveis. Em apenas cinco anos ultrapassou seus concorrentes, transformando-se no maior produtor de automóveis do mundo.
No início do século, os carros eram produzidos de forma quase artesanal pelos operários, um de cada vez. Com a linha de montagem, Ford reorganizou a produção para que mais automóveis pudessem ser feitos ao mesmo tempo, dispondo as várias etapas da fabricação de um carro ao longo de uma esteira rolante.
O grande objetivo de Ford era democratizar o automóvel, pois acreditava que todo americano deveria ter um. A maneira de realizar este sonho – segundo o próprio Ford – seria produzir um grande número de carros, com um desenho simples e baixo custo. Ford criou o Modelo T, da cor preta, um carro simples e fácil de usar. Lançado em 1908 com o preço de US$ 850, o Modelo T foi um sucesso instantâneo. Em 1909, a fábrica de Ford produziu 14 mil automóveis e em 1910, conseguiu produzir, em um ano, 34 000 automóveis numa fábrica com 4200 pessoas.
Como o trabalho na linha de montagem era repetitivo e extenuante, Ford aumentou o salário dos operários, oferecendo US$ 5 por dia, o dobro do que a indústria pagava na época. Ele também organizou um plano de ações de lucro, distribuindo 30 milhões de dólares por ano entre seus trabalhadores. Com isso atraiu gente do país inteiro para trabalhar com ele.
Henry Ford introduziu inovações importantes tanto no campo da mecânica como no da gestão: vendas a prazo, fomento da exportação, divisão do trabalho, sistema de retribuição por prêmios, etc.
O crescimento das vendas de automóveis estimulou o aparecimento de postos de gasolina e a construção de estradas asfaltadas. Com o avanço de Ford e de seus concorrentes, fornecedores de peças, revendedores e oficinas de reparos se multiplicaram.
Houve também uma revolução nos costumes. Com o carro, as pessoas puderam viajar mais. As cidades cresceram, e elas podiam morar em bairros mais tranqüilos, longe das áreas centrais. Com o tempo, também surgiram a poluição, o barulho, acidentes e congestionamentos.
Ford era um homem de negócios bastante intuitivo, mas era mau administrador. Gostava de andar pela fábrica e passava muito pouco tempo no escritório. Não tinha paciência para examinar balanços financeiros, detestava banqueiros e mantinha enormes quantias de dinheiro no cofre para não ter que tomá-lo emprestado dos bancos.
Ford possuía uma frota de navios, uma ferrovia e minas de carvão. Uma vez deu US$ 1,5 milhão ao inventor Thomas Alva Edison, seu amigo, para que este criasse uma bateria elétrica para seus carros. Como Edison não conseguiu produzir uma bateria que funcionasse direito, foi dinheiro perdido.
Ford também não era muito bom em marketing. Durante 19 anos, ele produziu apenas um tipo de carro, o Modelo T. Só em 1927 achou que era hora de introduzir mudanças e lançou o Modelo A, com mais cores, mas já era tarde, pois a concorrência estava prestes a ultrapassá-lo. Em 1931, a General Motors virou a número 1 da indústria automobilística e nunca mais abandonou o posto.
Publicou uma obra, Filosofia do Trabalho, em que expõe os seus princípios.
Ford sofreu seu primeiro acidente vascular cerebral em 1938, o que o afastou da vida pública. A empresa familiar, após a sua morte, foi dirigida pelo seu neto, Henry Ford II.
Frases de Henry Ford
"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência."
“A única segurança real que um homem pode ter neste mundo é uma reserva de conhecimento, experiência e habilidade”.

Fonte: http://www.discoverybrasil.com/autos/henry/index.shtml - Acesso em 13 abril 2007;
http://www.netsaber.com.br/biografias/verbiografia - Acesso em 13 abril 2007 ; http://pt.wikipedia.org/wiki/HenryFord - Acesso em: 13 abril 2007 e KRASS, Peter. Os gênios dos negócios: a sabedoria e a experiência dos maiores executivos e empreendedores. Rio de Janeiro: Elsevier,2004.
Questão escolha simples:
Qual o modelo de automóvel Ford inventou em 1908?
a) F1000
b) Fusca
c) Modelo A
d) Modelo T
e) Modelo F
Questão dissertativa:
Qual era o objetivo de Henry Ford?
Resposta esperada:
Democratizar o automóvel

Nenhum comentário: