sexta-feira, 27 de abril de 2007

Líder: Breno Caldas

Breno Caldas, natural de Porto Alegre, sucedeu seu pai, Francisco A. V. Caldas Júnior, no jornal que tornar-se-ia o 1º em rentabilidade e o 6º em lucro líquido de todas as publicações brasileiras de sua época.
Na direção do Correio do Povo, Breno tornou-se o 6º homem mais rico do Brasil. Porém, ao contrário do que alguns pensariam, ele não conseguiu tal feito através de desvios financeiros ou jogadas ilícitas. Não, o homem que gastou 90% de sua fortuna pessoal para tentar reerguer a empresa que amava, tinha outros atributo capazes de levá-lo ao sucesso.
Breno percebeu que uma das características que destacavam o Correio dos demais jornais, um de seus pontos fortes, era a sua imparcialidade. Enquanto outras empresas jornalísticas da época costumavam a posicionar-se politicamente, o Correio se diferenciava mantendo-se muito mais neutro. Então, Breno raciocinou que não precisaria desempenhar mais que suas atribuições de diretor para alcançar seus objetivos pessoais e financeiros, se satisfazer, no que tangia ao sucesso do Correio.
Outras características importantes que levaram Breno ao sucesso foram: sua modéstia, se culpava por todos os erros gerenciais e atribuía as vitórias a todos, publicamente; era cauteloso; era centralizador na direção da empresa; tentava inovar sempre (buscava novas tecnologias na Europa e nos EUA regularmente); construiu uma imagem de homem íntegro, digno de ser seguido; se dizia uma aventureiro (este era o nome de seu veleiro), gostava de correr riscos; tinha muita energia, gastava ( e gostava de) horas planejando e executando, até mesmo além do que se poderia esperar de seu trabalho; gostava de visitar os funcionários, e de visualizar as tarefas em andamento; se sentia realizado no cargo de “diretor do Correio do Povo”. Outro fator que o ajudou a vencer foi o fato de ele ter sido um jornalista obcecado, de ter passado 7 anos trabalhando como redator, antes de assumir a direção, e ter conhecido bastante o negócio.
Fonte: Livro "Meio Século de Correio do Povo - Glória e agonia de um grande jornal", de Breno Caldas e José Antonio Pinheiro.
Site
http://pt.wikipedia.org/
Questão escolha simples:
Assinale a alternativa correta:
a) Breno gostava muito de delegar poder, sentia que o empowerment era um dos processos mais agradáveis dos líderes;
b) O Correio do Povo seguiu muito a orientação política de Caldas Júnior, quando começou a publicar suas notícias, sempre cheias de conotações federalistas;
c) Breno conheceu e até mesmo se deu bem com a maioria dos presidentes militares. Ao mesmo tempo, mantinha relações harmoniosas com a oposição ao regime, como por exemplo o político Leonel de M. Brizola.
d) A Rádio Guaíba foi um alavancador estratégico dos negócios de Breno, que obteve a liquidação de suas dividas em poucos anos após a consolidação da Televisão.
e) Breno se formou em medicina e cuidava de gansos, touros e outros animais diversos na sua fazenda, antes de assumir a direção do Correio do povo.

Questão dissertativa:
Foram os bancos privados ou públicos que mais ajudaram Breno Caldas no período de crise?
Resposta esperda:
Os privados

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