sexta-feira, 20 de abril de 2007

Líder: Ray Kroc

"A qualidade de um líder se reflete no modelo que se impõe a si mesmo". Ray Kroc
Apesar de ter se tornado um grande empresário e pela TIME uma das 100 pessoas mais importantes no mundo, até os 35 anos, Ray Kroc não tinha conseguido dar um rumo profissional na sua vida. Nascido em 1902, em Illinois, nos Estados Unidos, levou uma vida itinerante até essa idade. Na adolescência, foi motorista de ambulância na Primeira Guerra Mundial.
Depois da guerra, foi para a Europa e trabalhou como vendedor de copos de papel, na Lily Tulip Company dentro outros empregos trabalhou como pianista de jazz. De volta aos E.U.A mudou para a Flórida a fim de ganhar dinheiro com o boom imobiliário do anos 20.
Nenhum desses esforços deu certo, e em 1926, ele voltou a Europa e a trabalhar na Lily Tulip Company. Mas, Kroc não desistiu da idéia de que um dia seria um empresário de sucesso. Em 1937, ele investiu as economias de sua vida para obter os direitos de marketing exclusivos do Multimixer, um misturador de drinques de cinco hastes. Passou dezessete anos viajando pelos Estados Unidos vendendo o tal aparelho. Então, em 1954, estupefato diante de um pedido de oito misturadores gigantes (que permitiria o preparo simultâneo de até 48 shakes) feito pelos Irmãos Mac Donald’s, proprietários de algumas pequenas lojas de hambúrgueres e shakes na Califórnia, Kroc lhes fez uma visita.
Inspirado pelo negócio que oferecia um cardápio restrito de comida barata, funcionando com uma rápida linha de montagem, Kroc viu o potencial e chance que se abria. Impressionado pelo volume de venda que a loja ostentava e mais ainda porque sabia que tinha mais 7 lojas e que o negócio por ir de vento em popa, poderia crescer e comprar mais máquinas Multimixer. Os irmãos Mc Donald’s, já tinham vendido franquias, mas muitas não mantinham os padrões e prejudicavam a imagem do estabelecimento. Mesmo assim, conseguiu convencer eles a franquear novas lojas dentro de um rigoroso padrão de trabalho, plano e qualidade. Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exata daquele de San Bernardino.
Venderia franquias da marca a US$ 950 cada. Ficaria com 0,5% dos resultados e 1,4% iria para a conta dos irmãos. A rede imaginada por Kroc nasceu com uma lanchonete nas imediações de Chicago, em 1955. A loja, uma cópia perfeita da máquina de fazer sanduíches de San Bernardino, vendeu US$ 366 no primeiro dia de funcionamento e logo tornou-se lucrativa. No final daquela década, a rede McDonald's contabilizava 200 restaurantes, a maioria franqueada, e 400 milhões de hambúrgueres vendidos.
Para aumentar a rentabilidade do negócio, em 1961, Kroc comprou a parte dos irmãos McDonald por US$ 2,7 milhões e investiu na expansão da rede.
Num esquema que até hoje é posto em prática, a rede começou a comprar terrenos e alugá-los para os franqueados. Mas o McDonald’s não era a única cadeia de restaurantes desse tipo que começava a surgir nos Estados Unidos. Com a concorrência apertando, Kroc tornou-se obsessivo com o controle de qualidade, limpeza e o serviço nas lojas. Resenhou os sanduíches e reprojetou todo o processo de preparo do mc donalds, para conseguir que cada ingrediente fosse sempre igual, do molho dos lanches à dosagem de sal nas batatas fritas. Para construir uma cadeia, era necessário impor uma disciplina para refinar procedimentos operacionais e rejeitou a idéia de não haver qualquer ciência na produção de hamburgers. A percentagem de gordura, peso, diâmetro, porção de ingredientes eram cuidadosamente especificadas.
Ray Kroc chegou a desenvolver em laboratório um método para produzir as batatas fritas perfeitas. Kroc considerava os franqueados como parceiros de negócios e não apenas como clientes, diferenciando-se da concorrência. Queria convencê-los a adaptar um sistema operacional novo, ou seja, identificar o serviço prestado e associá-lo ao valor da marca McDonald’s - solução revolucionária que garantiu a uniformidade do serviço nas diversas lojas. Este foi um dos objetivos de um programa de formação criado em 1961, mais tarde conhecido como universidade do hambúrguer, que assentava nos quatro princípios de Kroc: qualidade, serviço, higiene e valor.
Esta concepção fazia do franqueado o gestor de um negócio, fiel aos requisitos definidos. O Big Mac, “Grande Campeão’ foi criado em 1968 por Jim Delligatti, um franqueado do McDonald’s da cidade de Pittsburgh. Nos anos 70, Kroc despejou milhões em propaganda. Em 1972, suas 2,2 mil lojas vendiam mais de US$ 1 bilhão e Kroc achou que era hora de expandir os negócios no exterior. Em menos de uma década, a rede McDonald’s já tinha se tornado uma marca reconhecida no mundo inteiro. Quando Kroc morreu, em 1984, havia mais de 7.500 lojas no mundo, com vendas anuais de mais de US$ 8 bilhões.
Dia 5 de outubro é o Dia do Fundador do McDonald's, Ray Kroc um programa inédito chamado de Global Open Doors promove maior integração entre os restaurantes e o público, programando visitas de consumidores, profissionais de saúde e formadores de opinião à cozinha e outras instalações dos restaurantes para mostrar o mecanismo de funcionamento que garante o alto padrão de qualidade de seus produtos e serviços.
Mc Donald’s hoje é uma das marcas mais conhecidas no mundo e se transformou num símbolo dos EUA - o que lhe garante status de alvo de protestos anti-americanos ou anti-capitalistas. Nos últimos anos, enfrenta a crescente preocupação com o problema da obesidade, incluindo ações na Justiça e acusações de que seus esforços de marketing, especialmente os dirigidos ao publico infantil, incentivam a alimentação pouco saudável.
Questão escolha simples:
Ray Kroc foi motorista de ambulância na adolescência em qual guerra?
a) Primeira Guerra Mundial
b) Guerra do Paraguai.
c) Segunda Guerra Mundial
d) Guerra Fria

Questão dissertativa:
Por quantos dólares Ray Kroc vendeu as primeiras franquias e qual sua porcentagem sobre os resultados?
Resposta esperada:
Ray Kroc vendia franquias da marca a US$ 950 cada. Ficaria com 0,5% dos resultados.

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