Luiza Helena Donato é francana, casada e mãe de três filhos. Desde 1991, quando o Magazine Luiza criou uma holding, tornou-se diretora-superintendente da empresa.
Iniciou suas atividades profissionais no Magazine Luiza aos 12 anos, quando abdicou das férias escolares para trabalhar na loja. Quando ingressou profissionalmente na empresa, aos 18 anos de idede, passou por todos os departamentos do grupo, da cobrança à gerência, das vendas à direção comercial, até tornar-se superintendente.
O Magazine Luiza foi fundado há quase meio século por seus tios, Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato. A história começou quando eles adquiriram uma pequena loja de presentes. Nos seus primeiros anos, a loja se chamava "A Cristaleira", em uma referência às suas grandes vitrines. Poucos anos depois, à medida que se expandiu, os fregueses votaram em uma pesquisa pela mudança do nome para Magazine Luiza, em homenagem à tia de Luiza Rodrigues. O casal Donato, que não teve filhos, está atualmente aposentado, embora continue ajudando a gerenciar a holding do grupo.
Graças ao estilo dinâmico de gerenciamento de Rodrigues e ao seu talento especial para adotar novas estratégias de vendas, o Magazine Luisa, que era uma cadeia de lojas relativamente pequena, se transformou na terceira maior varejista de produtos não alimentícios em pouco mais de uma década. Um outro fator importante para o sucesso do Magazine Luiza é a queda de Luiza Donato Rodrigues por inovações. Treze anos atrás, quando ela se tornou a diretora-executiva, decidiu que já era hora de sacudir a estrutura gerencial familiar para garantir a sobrevivência de longo prazo da companhia. Foi então que criou uma holding para administrar os bens do grupo, que incluem concessionárias de automóveis e imobiliárias, e criou uma comissão diretora para gerenciar as operações diárias da rede de lojas.
Ela também simplificou o processo de tomada de decisões, dando aos gerentes de lojas e representantes de vendas experientes a autoridade para estabelecer preços e fornecer crédito. Isso significava encontrar formas de crescer enquanto ao mesmo tempo continha as despesas. Assim, um ano depois, bem antes de os brasileiros se familiarizarem com as compras pela Internet, Luiza Rodrigues se aventurou pelo território do comércio eletrônico. Visando cidades rurais e bairros urbanos pobres, o Magazine Luiza começou a abrir versões despojadas das suas lojas, onde os mostruários ficam vazios, exceto pelos bancos de computadores, que são utilizados pelos representantes de vendas para ajudar os consumidores a visualizarem as mercadorias da loja.
O segredo do sucesso, segundo Luiza, é profissionalismo, velocidade, qualidade e agilidade, tendo o cliente como centro do negócio e nunca perdendo de vista a responsabilidade social. A atenção aos funcionários é destacada por Luiza como um aspecto- chave. Treinamento, apoio familiar e incentivo à carreira são privilegiados, segundo ela. E isso deu frutos. Na edição de 2003 do ranking do Guia Exame, o Magazine Luiza foi escolhido a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. Entre os benefícios que fariam arrepiar muitos consultores, a empresa oferece o cheque-mãe a seus funcionários. Trata-se de uma ajuda mensal de um salário mínimo para quem possui filhos até dez anos e 11 meses.
A inovadora forma de administrar instituída pelo Magazine Luiza ganhou fama internacional. Em 2007, a história da empresa tornou-se um dos cases permanentes, estudados pelos alunos de Harvard, nos EUA, uma das mais importantes instituições de ensino do mundo. Este estudo destaca alguns aspectos surpreendentes que marcam a administração do Magazine Luiza. Um deles é a forma de liderança instituída por Luiza Helena. Outro item importante é a organização, que permite ao Magazine Luiza manter sua cultura, mesmo com a acelerada expansão. A lealdade que a empresa conquistou dos funcionários, a forma de comunicação com fornecedores e as estratégias inovadoras de se relacionar com os clientes também chamam a atenção.
Hoje, o Magazine Luiza possui 352 lojas, distribuídas por sete estados brasileiros, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nosso desenvolvimento tem sido fundamentado no espírito da honestidade e no bom trato ao cliente, sem esquecer, é claro, da valorização de nossos maiores incentivadores, os mais de 10 mil funcionários do Magazine Luiza.
Questão escolha simples:
Em que ano Luiza tornou-se diretora superintendente da empresa?
a) 1984
b) 1991
c) 1999
d) 1981
Questão dissertativa:
Como se chamava, inicialmente, a loja que originou os Magazines Luiza?
Resposta esperada:
A Cristaleira, em uma referência as suas grandes vitrines.
Publicado em nome de Maria Manoela Pinheiro Machado
Um comentário:
Ola, sou formando de administração, estou representando a minha classe, sobre o assunto empreendedorismo, iremos falar sobre o sucesso do magazine Luiza, com um especial dos seus lideres, desde a sua fundação até os dias atuais, gostaria de saber se você pode disponibilizar, fotos, vídeos, arquivos falando sobre os lideres empreendedores do MAGAZINE LUIZA.
Cordialmente,
Jonathas Veloso
Email: jonathas.veloso@hotmail.com
Postar um comentário