quinta-feira, 19 de abril de 2007

Negociação: Fensa compra controle da Kaiser

FEMSA Fomento Econômico Mexicano S.A. Femsa compra controle da Kaiser por US$ 68 milhões Depois de mais de seis meses de negociações - com idas e vindas e do declarado descontentamento da MolsonCoors - a multinacional continua acionista minoritária da Kaiser, com 15% do capital total. O controle fica nas mãos da Femsa, dona de 68%. Já a holandesa Heineken - sócia da Kaiser desde 1983, quando comprou 10% e gradativamente aumentou sua participação - diminui seu percentual de 20% para 17%. Nas últimas duas semanas, a transação chegou a ser estimada em US$ 100 milhões, considerando-se a compra de 80% da empresa. Oficialmente, a Femsa assume um passivo de US$ 60 milhões. A MolsonCoors está obrigada a indenizar a Femsa Cerveza em determinadas circunstâncias. Isto porque as contingências - tributárias trabalhistas e fiscais - podem chegar a R$ 450 milhões, apurou o Valor. O montante pode oscilar porque boa parte das pendências está sendo contestada pela Kaiser na Justiça e na Receita Federal. Apesar de garantir que manterá a atual gestão, pilotada por Fernando Tigre, a Femsa deixou claro que vai assumir a dianteira do negócio. Em comunicado, adiantou que montará um novo conselho, no qual elegerá cinco dos sete membros. MolsonCoors e Heineken terão apenas um representante cada. A empresa mexicana também diz que reforçará a equipe brasileira, colocando funcionários da Femsa nas áreas de vendas, marketing e produção. Hoje, a Femsa - maior engarrafadora da Coca-Cola na América Latina - já distribui o portfólio de produtos Kaiser na Grande São Paulo, litoral paulista, Campinas e Mato Grosso do Sul. " Essa é uma oportunidade única para a Femsa Cerveza, pois o mercado brasileiro é um dos maiores e com maior potencial de crescimento no mundo " , diz José Antonio Fernández, presidente da Femsa, em nota oficial. " Este também é um grande desafio, uma vez que existe muito por ser feito para recolocar o negócio em um caminho de crescimento rentável. " No comunicado, a Femsa ressaltou que passa a ser a única empresa com operações cervejeiras em dois dos mercados mais atrativos do mundo: México e Brasil. O mercado mexicano soma 67 milhões hectolitros por ano, enquanto o brasileiro, 85 milhões de hectolitros. Dona de marcas como Sol, Tekate e Dos Equis, a Femsa Cerveza terá com a Kaiser uma espécie de escudo para defender o território mexicano de uma possível ofensiva da AmBev, além de disputar diretamente a praça brasileira. Com a compra da Kaiser, a Femsa assume 8,5% do mercado nacional, segundo os últimos dados do instituto A/C Nielsen, relativos a dezembro. A mexicana vai enfrentar a poderosa liderança da AmBev, dona de 69,4% de participação e das três principais marcas do segmento, Skol, Brahma e Antarctica. Terá o desafio de tentar recuperar uma empresa que já teve mais de 17% do mercado nacional. A situação da Femsa na terra natal é bem diferente. Apesar de estar em segundo lugar no pódio - perdendo para a primeira colocada Modelo, também mexicana - a Femsa tem cerca de 40% de participação. Na guerra mundial do mercado cervejeiro, Heineken, MolsonCoors e Femsa - os três novos sócios na Kaiser - já são velhos parceiros. Têm conexões comerciais de venda e distribuição em vários países do mundo. A Molson Coors distribui Heineken no Canadá. A Heineken (ou empresas coligadas), por sua vez, vende cervejas da MolsonCoors na Europa. Acionista da Kaiser, a Molson, tem parceria semelhante com a Femsa, que distribui Coors Light no México. Além disso, desde de janeiro do ano passado, a Heineken vende e distribui as marcas de cerveja da Femsa nos Estados Unidos. Ranking no Brasil 1° AmBev 2° Schincariol 3° Femsa 1) Por quando a Femsa comprou a Kaiser. A) 68 Milhões de reais B) 68 milhões de dólares C) 68 milhões de euros D) 68 milhões de pesos 2) O que significa Femsa? Fomento Ecomomico Mexicano S A

Publicado em nome de Michael Peringer Teixeira

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