quinta-feira, 26 de abril de 2007

Negociação: Gol compra a Varig

Gol compra Varig por US$ 320 milhões
A Gol anunciou no dia 28 de março de 2007, a compra da concorrente Varig, após meses de especulação, por cerca de US$ 275 milhões.
A empresa vai assumir também R$ 100 milhões (cerca de US$ 45 milhões) em debêntures (valores mobiliários representativos de divida de médio e longo prazo que asseguram a seus detentores -debenturistas- direito de crédito contra a companhia emissora) da Varig, o que pode elevar o valor da compra para aproximadamente US$ 320 milhões.
Além das debêntures, a operação prevê o pagamento de US$ 98 milhões e a entrega de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas pela Gol, representando cerca de 3% das ações da Gol.
O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr., informou que a marca Varig será mantida e que "As empresas atuarão de forma independente. Cada uma delas se apresentará ao mercado com sua vocação natural para a prestação de serviços".
A Varig terá uma oferta de serviços diferenciados, com vôos diretos entre os principais centros econômicos nacionais e uma relevante malha internacional, com mais de dez destinos internacionais. O programa de milhagem Smiles será mantido.
Uma inovação importante será o fim da primeira classe nos vôos internacionais, que terão serviços de classe econômica e executiva. Atualmente, a Varig opera com 17 aeronaves. A Gol aumentará a frota para 34 aviões.
A nova frota possibilitará à empresa oferecer 12 destinos internacionais: Frankfurt, Londres, Madrid, Milão, Paris, Miami, Nova York, Cidade do México, Buenos Aires, Santiago, Bogotá e Caracas.
A Varig entrou em recuperação judicial em junho de 2005 e foi vendida em leilão, um ano depois, para um grupo de investidores nacionais e internacionais, por 24 milhões de dólares. A antiga Varig tem participação acionária na nova Varig.
Comentada há meses pelo mercado, mas sem confirmação, os rumores de compra da Varig pela Gol ganharam força depois que a chilena LAN demonstrou interesse pela companhia brasileira e fez uma opção de compra de ações com adiantamento de US$ 17 milhões, que seriam convertidos em ações ou pagos após negociações. A possibilidade de crescimento da concorrente levou a Gol a formalizar proposta para os controladores da Varig, segundo fontes.
Comparação entre as duas companhias aéreas
GOL - VARIG
Idade: 6 anos - 80 anos
Milhagem: não - sim (Smiles)
Tarifa: baixa - um pouco mais caras
Vôos internacionais: América do Sul - Longo alcance
Serviço de bordo: simples (barra cereais) - um pouco mais sofisticado
Funcionários: 9 mil - 2,2 mil
Aeronaves: 66 - 17
Vôos diários: 630 - não
Rotas nacionais: 48 - 14
Classe (vôos internacionais): única econômica e executiva

Caracterização do mercado doméstico das companhias aéreas
Mercado Doméstico
Como era - Como ficou
TAM 47,33% - TAM 47,33%
GOL 40,26% - GOL+Nova Varig 44,83%
Nova Varig 4,57%
Fonte: ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
Caracterização do mercado internacional das companhias aéreas brasileiras
Mercado Internacional
Como era - Como ficou (entre as brasileiras)
TAM 61,01% - TAM 61,01%
GOL 18,94% - GOL+Nova Varig 30,76%
Nova Varig 11,82%
Fonte: ANAC
Fonte: Terra Economia. Disponível em: http://br.invertia.com/noticias - Acesso em: 29 março 2007, Jornal Zero Hora, 29/03/07, p.4-6 e Jornal Zero Hora, 30/03/07. Caderno Economia, p. 28-32.

Questão escolha simples:
Em que ano foi fundada a Varig e a Gol respectivamente?
a) 1926 - 1999
b) 1927 - 2000
c) 1928 - 2001
d) 1929 - 2000
e) 1929 - 2001
Questão dissertativa:
Qual é o nome do presidente da Gol?
Resposta esperada:
Constantino de Oliveira Júnior

Publicado em nome de Adilson Batista Rocha de Souza

Nenhum comentário: