quinta-feira, 15 de março de 2007

Negociação: UE cogita propor negociações bilaterais ao Brasil

A União Européia estuda a possibilidade de propor negociações bilaterais ao Brasil como alternativa ao acordo de associação entre o bloco e o Mercosul, cujo processo está parado desde março de 2006.
O Brasil reclama da falta de abertura do mercado Europeu para os produtos agrícolas brasileiros, enquanto as indústrias Européias cobram a entrada de seus produtos e serviços do mercado sul-americano.
Para UE negociar com o Brasil é essencial, pois como um país emergente, e com uma produção grande, os países membros vêem grande possibilidade de lucro com prestações de serviços e exportações. Porém, o Brasil, acaba sendo vítima do protecionismo Europeu, pois os produtos e serviços Brasileiros, sofrem grandes dificuldades e prejuízo para entrarem nos países membros da UE.
A UE tem como prioridade se tornar um bloco totalmente independente economicamente, e para entrar com esta briga de igual para igual com o NAFTA, necessita de um grande aliado com o Brasil, que que se torna um grande importador de bens e serviços.

Questão escolha simples:
Em relação a não apenas a União Européia, mas também em relação aos EUA, nosso país tem passado por uma grande dificuldade em relação a exportação, a principal dificuldade é:
a) Taxa cambial e diferença entre moedas.
b) A adoção de práticas protecionistas dos países da UE e EUA.
c) Dumping depedrador causado por empresas multinacionais.
d) Problemas com o tratado de Camp David, cujo qual, até hoje traz problemas para o Brasil.

Questão dissertativa:
Em sua opinião, por que, para a União Européia, é tão importante, ressaltar negociações com Brasil, do que com os outros países membros do Mercosul.
Resposta esperada:

Nenhum comentário: