quinta-feira, 15 de março de 2007

Líder: Jeff Bezos

“Eu sabia que se falhasse eu não me arrependeria, mas eu sabia que se não tentasse eu me arrependeria” – Jeffrey Preston Bezos
Foram com essas palavras que Jeff Bezos; fundador, presidente e CEO da Amazon; explicou como surgiu a Amazon. Nascido em Alburquerque no Novo México, e desde cedo já mostrava grande afeição com ciência e tecnologia, e quando adolescente transformou a garagem de casa em um laboratório para projetos de ciência. Quando sua família se mudou para Miami, Bezos entrou na "Miami Palmetto Senior High School" onde se apaixonou por computadores. Jeff é graduado em ciência da computação e engenharia elétrica.
Em 1994, quando fundou a Amazon, como apenas uma loja on-line que vendia livros, seu plano era incomum, não ter ganhos durante 4 anos. Enquanto muitas empresas chegavam ao topo rapidamente, a Amazon.com crescia aos poucos, e muitos executivos não apostavam nos baixos lucros da empresa, até que hoje se tornou a maior loja on-line do mundo, ao lado do Ebay.
Em 1999 Jeff Bezos foi considerado o homem do ano pela revista Time, por popularizar a compra e venda pela Internet.
Jeff sempre usou a política de que um funcionário depende de outro, e que todos dependem do consumidor e investidor. Também investindo na inovação, um dos quesitos para entrar na empresa é responder uma série de questões como “Quantas janelas existem na cidade de São Francisco?” ou “Como podemos medir a vasão do Rio Mississipi?”, para ele, não interessa se a resposta está correta, mas sim a criatividade que foi usado para formular e criar a resposta. Bezos, também acredita, que se todos funcionários, se sentirem importantes, e saberem que a empresa está em suas mãos, o desenvolvimento pessoal e de trabalho de equipes será melhor e maior.
ROBBINS, Stephen P. , Comportamento Organizacional

Questão escolha simples:
Como um líder experiente, Jeff acredita principalmente na responsabilidade de seus funcionários, para isto usa um sistema baseado em:
a) Deixar claro para o funcionário que se não estiver fazendo certo, será demitido pois o emprego está em suas mãos.
b) Desenvolver programas de relacionamento em grupo, pois relacionamentos fortes geram bons lucros.
c) Sortear viagens e dar prêmios a funcionários que mostram melhores resultados, baseado em um sistema de recompensa.
d) Deixar claro aos funcionários que independente da atuação, são uma parte importante da empresa, e que sua boa atuação é essencial para um bom desenvolvimento da empresa e nos negócios.

Questão dissertativa:
Para recrutamento de funcionários a Amazon vai em busca de alguns preceitos e um sistema diferenciado de questões, que tipo de sistema é esse e qual sua vantagem:
Resposta esperada:

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