sexta-feira, 9 de março de 2007

Leão Junior deverá ser vendida para a Coca-Cola até o fim de março

A centenária Leão Junior deverá ser vendida para a Coca-Cola até o final deste mês. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (08) pelos diretores da empresa paranaense, depois de uma semana de especulações em torno do assunto. Até então, a possibilidade de haver negócio vinha sendo desmentida pela fabricante de chás prontos para beber. "Confirmamos que estamos avaliando a venda da Leão Junior para a Coca-Cola Brasil", declarou a empresa, em nota enviada à imprensa. "Apesar da conclusão do negócio ainda depender de algumas condições importantes, o contrato poderá ser fechado ainda no mês de março". O acordo ainda deverá aguardar a aprovação das autoridades antitruste brasileiras, o que pode demorar até 18 meses depois de fechado o negócio. A atual diretoria da Leão Junior deve permanecer no conselho de administração mesmo depois da transação. O valor estimado não foi divulgado por nenhuma das empresas envolvidas.
Apesar de se tratar de uma companhia empresa pequena, concentrada nos mercados paulista e carioca, a Matte Leão é líder no segmento de chás prontos, à frente de marcas de grandes companhias. No final de 2006, o grupo detinha 45,7% do mercado brasileiro, enquanto a Lipton, distribuída pela AmBev, respondia por 24,7%. A Nestea, da Nestlé, tinha 24,4%.
Nos últimos 18 meses, a Coca-Cola tem investido no segmento de bebidas não-carbonatadas, abocanhando duas fabricantes de suco nesse período. Em agosto de 2005, a multinacional comprou a Sucos Mais por R$ 100 milhões. No final de 2006, adquiriu, em parceria com a Femsa, a fabricante de sucos Del Valle, por US$ 470 milhões. No caso da Del Valle, as autoridades brasileiras e mexicanas ainda não concederam aprovação antitruste.
Links relacionados: Matte Leão e Coca-Cola
Fonte: Daniele Alves na Newsletter diária n.º 908 de 08/03/2007 da Revista Amanhã

Nenhum comentário: