sexta-feira, 23 de março de 2007

Líder: Larri Passos

O homem que ajudou a construir um dos maiores ídolos do esporte nacional está desempregado. Larri Passos e Gustavo Kuerten, que formaram durante 15 anos uma das mais fortes duplas de tênis de todos os tempos, não convivem mais. Numa chocha nota distribuída à imprensa no dia 14 de março, o ídolo tentou explicar a separação: “Depois de todo esse tempo, senti vontade de ter uma experiência diferente e viajar sem técnico”. O rompimento causou espanto e levou a imprensa a especular. “Todo mundo queria uma bomba, mas não existiu uma”, garante Larri à Trip .
Aos 47 anos, Larri Antônio dos Passos tem hoje uma esposa. E mais: tem 76 crianças para criar. Uma delas, Bettina, é sua filha biológica, de nove meses, fruto do casamento celebrado em setembro de 2003 com a jornalista Carla França. As outras 75 fazem parte de seu projeto social Criança Feliz No Tênis, Feliz Na Escola. Em sua academia, em Camboriú, Santa Catarina, além de treinar a molecada no mesmo local onde Guga treinava, ele dá roupa, raquete, alimentação e acompanhamento odontológico e nutricional. Tudo de graça, com o patrocínio do Banco do Brasil e da Head.
Ele não pretende encontrar ali um novo Guga. O trabalho é feito com crianças carentes, que nunca tinham ouvido falar em “backhand” (golpe de esquerda), “drop shot” (deixadinha) ou “match point” (ponto final do jogo). É claro que bons jogadores e futuros professores ou técnicos poderão sair dali. Novos Gugas não.
Guga e eu Ídolo e mestre encontraram-se pela primeira vez há mais de 20 anos. Aldo Kuerten levou os filhos Gustavo e Rafael para assistir a um treino de Larri e pediu que o técnico treinasse o mais novo: Guga, 8 anos. Larri disse que era muito cedo para um treinamento sério, mas prometeu cuidar do garoto quando ele fosse maior. No ano seguinte, 1985, Aldo sofreu um enfarte enquanto arbitrava uma partida de tênis e morreu. A promessa, porém, continuou de pé e, aos 13 anos, Guga foi chamado por Larri para integrar a equipe de jogadores que ele treinava. O tenista disputou sua primeira partida sob as orientações do técnico em 1990, durante o torneio juvenil Banana Bowl, em São Paulo. “O saque, o voleio e a esquerda dele eram ruins”, revela Larri. O tenista vinha de uma escolinha que não era voltada para a técnica. Além disso, ele fugia dos treinos porque preferia jogar futebol de salão. Magro, alto, desengonçado, Guga, aos 14 anos, não sabia nem correr direito. “Eu tinha que correr na frente, o Guga sabe disso, e ele tinha de correr atrás de mim para aprender a fazer todas as atividades de coordenação”, lembra o técnico. A competição serviu para que Larri também descobrisse algumas das qualidades de seu atleta. Uma delas era a inteligência dentro de quadra. “O Guga não é talentoso, ele tem o raciocínio rápido e uma grande capacidade de enxergar o jogo”, diz. O que o levou, então, a treinar e a acreditar num garoto de pouco talento, que tinha uma esquerda nada boa e mal sabia correr? “Eu já me interessava pelo espiritismo e pensei comigo mesmo: ‘Pô, vou ter que dar uma força para o pai dele'”, diz Larri. O técnico se viu na obrigação de cumprir sua promessa porque sentia que Aldo Kuerten poderia estar em algum lugar olhando pelo filho.
Olhar Para a frente Por Larri Passos* Um dos segredos que procuro passar aos meus amigos e colegas é que devemos sempre olhar para a frente. Para me superar, uso sempre uma passagem da minha infância. Foi um momento difícil, mas que, em vez de me revoltar ou de me lamentar, me fortaleceu para vencer os meus desafios... Lembro-me de um dia, aos 7 anos de idade, quando minha mãe me despertou e me pediu para que fosse trabalhar com ela. Chegando ao local, me deparei com uma pilha enorme de tijolos. Milhares deles! Pareciam impossíveis de serem transportados de um local para o outro. Comecei às 8 da manhã e, em cada viagem, só conseguia carregar dois tijolos nos braços, de tão pesados que eram para mim. Comecei o vai e vem, até que a pilha foi diminuindo. Meus braços ficaram arranhados, mas, às 5 da tarde, já estava tudo pronto. Não tive tempo de olhar para os lados ou para trás. Só ficava vendo, lá na frente, a pilha de tijolos crescer. Minha alegria foi muito grande quando terminei. Consegui! Eu e minha mãe voltamos para casa cansados, mas felizes: aprendi a olhar para frente!

Larri Passos (Rolante, 30 de dezembro de 1957) foi um tenista brasileiro, mas ficou mais conhecido como o técnico de Gustavo Kuerten.
Começou a praticar o tênis em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, mas desde cedo mostrou que sua habilidade era maior como treinador do que como atleta. Ainda adolescente começou a ministrar aulas e, em 1975, já era responsável pela escolinha da Sociedade Aliança de Novo Hamburgo.
Formou-se em Educação Física e se mudou para Camboriú, em Santa Catarina. Seu primeiro trabalho como treinador profissional foi com Marcos Vinícius Barbosa, o "Bocão", um dos mais talentosos juvenis da época.
Em 1990 Larri Passos tornou-se o treinador de um jovem promissor, o catarinense Gustavo Kuerten que, ao lado de Larri, tornou-se um dos maiores tenistas da história do Brasil. Ainda juvenil, em 1994, Guga foi campeão da Copa Gerdau, em Porto Alegre, e chegou à decisão do Orange Bowl.
Em 1997, ano em que Gustavo Kuerten (ou Guga, como passou a ser chamado) venceu seu primeiro Torneio de Roland Garros, Larri Passos recebeu o prêmio de melhor treinador do ano pela imprensa italiana. Parceiros, Guga e Passos chegaram ao topo do ranking mundial e totalizaram mais de 20 títulos de grande importância internacional.
No início de 2005, Gustavo Kuerten anunciou que Larri não seria mais seu técnico. Após um ano e meio, em 2006, Larri anunciou que trabalha de novo com Gustavo Kuerten.
Fontes:
Revista Trip- edição Junho-2005
Wikipédia, a enciclopédia livre
Conversa particular com o próprio Larri Passos
Comentários:
Escolhi o Larri Passos pois achei muito interessante sua trajetória de vida. Uma pessoa que teve uma infância muito pobre e conseguiu vencer na vida. Com muito esforço, trabalho, dedicação e obstinação, ele chegou a ser eleito o melhor treinador de tênis do mundo. Algumas características dele me chamaram atenção: o amor que ele tem pelo esporte; o uso da neurolinguistica; o fato de ele ser espírita; tratar todos da mesma forma; tomar decisões baseado na sua própria intuição; e a obstinação. Estes traços relatam bem a personalidade deste grande líder.

Questão escolha simples:
Quais são os princípios de liderança que Larri Passos acredita para se chegar ao sucesso?
a) amor
b) dedicação
c) intuição
d) obstinação
e) todas alternativas estão corretas
Questão dissertativa:
Além de ser o técnico de Gustavo Kuerten, qual é o outro cargo de liderança exercido por Larri Passos no qual muitas crianças estão envolvidas?
Ele lidera o Instituto Larri Passos no qual trabalha com crianças carentes. Este Instituto tem sede em Balneário Camboriu.

Nenhum comentário: