sexta-feira, 1 de junho de 2007

Negociação: Google compra a DoubleClick


Em 02/04/2007
A guerra entre Google e Microsoft está cada vez mais acirrada.
Há tempos algumas empresas do Vale do Silício vem sondando a DoubleClick para uma possível aquisição, até hoje a Google parecia desinteressada no negocio, mas isso mudou a partir dessa segunda-feira 02/04/07.
Segundo uma reportagem do Wall Street Journal em sua versão on-line a empresa de Moutain View entrou de fato na corrida pela a empresa mediadora de mídia, DoubleClick. Essa aquisição pode superar os dois bilhões de dólares.
A DoubleClick é uma empresa com história e prestígio. Seu core business é a mediação de mídia através de seu software de gerencia de publicidade, assim a empresa fica fazendo o meio campo entre os anunciantes, agencias de publicidade e os veículos on-line.
A Yahoo! e a Time Warner/AOL já haviam entrado na negociação para uma possível aquisição da empresa, sediada em Nova Iorque. Os maiores acionistas da DoubleClick são um grupo de clientes da Hellman & Friedman, corretora de San Francisco que se negam a negociar enquanto a AOL estiver na corrida. Essa negociação é apenas uma parte da grande guerra travada entre as quatro maiores empresas de internet do mundo - AOL, Microsoft, Yahoo! e Google – que tentam adquirir a maior e mais lucrativa empresa de mediação de mídia do mercado.
A AOL é a maior cliente da Doubleclick e por isso a Time Warner tem interesse na aquisição e no bom relacionamento com a empresa. Os porta voz da Google e da Microsoft não quiseram se pronunciar a respeito do assunto, o porta voz da DoubleClick declarou que não pode declarar nada no momento. Essa é mais uma batalha da grande guerra do Vale do Silício, a Google querendo aumentar ainda mais o seu domínio enquanto suas competidoras tentam chegar mais perto da gigante de Moutain View.
Em 20/04/2007
A Google entrou para ganhar a briga pela compra da DoubleClick.
Na última sexta-feira 20/04 executivos da empresa garantiam que as negociações já estão encerrada e que dentro de muito pouco tempo a empresa de comercialização de banners e publicidade on-line pertencerá à gigante de Moutain View. A aquisição da DoubleClick custará U$3,1 bilhões de dólares aos cofres da Google e entra para a lista das maiores negociações da economia on-line. O preço da operação representa uma valorização gigantesca da empresa em relação a avaliação feita em 2005, onde a DoubleClick foi avaliada em cerca de 1,1 bilhões de dólares, quando foi vendida para vários investidores particulares.
Outras empresas, como a Microsoft, estavam na briga pela compra da DoubleClick que é controlada por um grupo de investidores particulares da Hellman e Friedman. Mesmo a economia da internet entrando na sua segunda década de existência, o preço pago pela Google demonstra o quanto valorizado o mercado se encontra. Com a aquisição da DoubleClick a Google aumenta ainda mais a sua liderança do mercado de publicidade on-line em relação as suas concorrentes.
Contudo essa aquisição poderá complicar as relações da Google com veículos que são concorrentes da empresa e disputam tráfico e receita com a empresa de Brin e Page, além da preocupação do constante crescimento da Google que vem minando os planos de crescimento de suas concorrentes, clientes da DoubleClick.
Essa compra realmente irá sacudir mais uma vez o mercado, muitas questões deverão ser respondidas.
Será que a Google irá transformar o DoubleClick em um serviço gratuito?
Será que a Google comprou a empresa por causa de seus clientes e dados, migrando o serviço para sua plataforma AdWords?
Será que a Google, mais uma vez, estará eliminando um concorrente através de uma compra?
Dessa vez a aquisição será paga em dinheiro e não em ações. A partir dessa fusão a Google é a empresa com relacionamento com o maior número de anunciantes em todo o mercado. No entanto, será que esses anunciantes irão confiar na Google, será que eles irão trocar de serviço para veicular sua publicidade?
Enfim, a Google mais uma vez demonstra seu incrível poder, balança o mercado, assusta os concorrentes e se torna ainda mais poderosa, vamos aguardar a reação do mercado. A Microsoft tantas vezes acusada de monopólio agora vai a forra.
Ontem a empresa de Bill Gates junto com a AT&T entrou com um pedido, nos órgãos competentes, para uma revisão na aquisição da Doubleclick pela Google. A queixa das empresas é de que com a compra da DoubleClick a Google terá o controle de mais de 50% do mercado de publicidade on-line configurando uma conduta monopolista. Dessa forma o negócio deve ser minuciosamente revisto pelas autoridades americanas responsáveis. A Google está se posicionando como o único concorrente do mercado publicitário na internet, declarou a AT&T em um e-mail. Já a Microsoft declarou que a compra da empresa necessita “de uma revisão profunda e detalhada”.
“Nossos concorrentes, incluído a Google, sempre foram rápidos em recorrer as autoridades nos acusando de monopolistas em nossas práticas e produtos. Não creio que seja irônico nossa exigencia para que a lei antitrust seja aplicada, igualmente, para todos”, declarou Brad Smith, o conselheiro da Microsoft em uma entrevista.
A compra da DoubleClick colocou a Google muito a frente de suas rivais no mercado publicitário on-line global, que corresponde a 28,8 bilhões de dólares anuais, além de expandir o mercado da Google, que atualmente corresponde somente à links patrocinados, para banners e outras formas de publicidade on-line.
Empresas como a MTV e a Sport Illustrated utilizam o sistema da DoubleClick para gerenciar e monitorar as campanhas que são veiculadas em seus portais. “Essa transação aumenta significantemente o poder da Google, esperamos que o governo analise os impactos cuidadosamente”, declarou Ed Adler, porta voz da Time Warner.
Depois de anunciar a aquisição, na última sexta-feira, a Google declarou estar confiante na aprovação do negócio pelos órgãos reguladores. As ações da Google subiram 7,98 dólares, ou 1,7%, valendo 474,27 dólares ontem. As ações da Microsoft subiram 12 centavos e da AT&T 42 centavos.
As ações da aQuantitative, maior concorrente da DoubleClick subiram 12%, especula-se que a empresa será a próxima a ser vendida no mercado de publicidade on-line. A Microsoft foi acusada de monopólio em 2000 na Europa e nos EUA acusada de obrigar os usuários do Windows a instalarem o seu browser.
Na Europa a acusação se estendeu para os softwares de áudio e vídeo embutidos no Windows. Segundo Smith a única queixa da Microsoft frente a aquisição da DoubleClick pela Google é a concentração de poder que será criada. Sendo proprietária da DoubleClick a Google terá o domínio de mais de 80% do mercado de publicidade on-line.
A Google anunciou discorda com as críticas de analista que dizem que a empresa pagou um valor muito alto pela DoubleClick. Executivos da empresa se negaram a disponibilizar os resultados financeiros da DoubleClick ou fornecer os planos detalhados da integração dos produtos das empresas.
Balanço financeiro da Google
A gigante de Moutain View continua a ganhar força, ontem a Google anunciou seu balanço financeiro do primeiro quadrimestre de 2007, as receitas da empresa cresceram 70% em relação ao mesmo período de 2006. Ao contrário do seu principal concorrente, a Yahoo!, que anunciou uma queda nesse quadrimestre. A Google obteve um lucro liquido de um bilhão de dólares contra 592 milhões do ano passado. As receitas brutas foram superiores a 3,7 bilhões de dólares, em 2006 atingiram os 2,3 bilhões. “Estamos muito entusiasmados com nosso resultado, nosso core business está cada vez mais forte.” declarou Eric Schmidt, o CEO da Google, em entrevista.
O lucro da Google é todo derivado de publicidade, segundo as estimativas da empresa de pesquisa eMarketer, 75% de toda receita anual de publicidade on-line será abocanhada pela empresa de Moutain View contra 16% da Yahoo!.
A Google está em franca expansão buscando novos meios de mídia para utilizar seu sistema de gerenciamento publicitário, nas últimas semanas a empresa fez diversas alianças anunciantes para utilizarem seu sistema para anúncios na TV e no radio, utilizando a EchoStar, Dish Network e o Clear Channel detentor de mais de 675 estações de rádio.
Na última sexta-feira, a Google anunciou a compra da DoubleClick por 3,1 bilhões de dólares, ampliando ainda mais seu domino no mercado publicitário on-line, penetrando em um nicho antes explorado somente pela Yahoo!. Depois da aquisição da DoubleClick pela Google a Yahoo! recebeu severas criticas de investidores desapontados. A Google tinha apenas essa fragilidade, a de entregar anúncios visuais de grandes anunciantes, agora a empresa ganhou muita força e um mercado que até então não explorava.
A Google demonstra ser uma empresa entrosada, aproveitando seu momento e o bom funcionamento e aceitação de seu sistema. Em fevereiro a Google já havia ultrapassado a Yahoo! em termos de audiência, agora depois de todos os acordos com empresas de mídia off-line, a aquisição da DoubleClick e o resultado apresentado ontem, a distancia entre a gigante de Moutain view e seus concorrentes ficou ainda maior.
A Google derrubou a Microsoft na lista das marcas mais poderosas do mundo em 2007, segundo uma recente pesquisa feita pela Millward Brown Optimor. Pelo segundo ano consecutivo uma marca da nova economia derruba marcas tradicionais como Coca-Cola, Marlboro e Toyota.
A lista foi elaborada a partir de desempenho financeiro e relação da marca com os consumidores, a Google ficou em primeiro lugar com o valor da sua marca estimado em 66 bilhoes de dólares, quase o dobro do valor em 2006. A Microsoft, líder no último ano, caiu para a terceira posição com o valor de sua marca na casa dos 55 bilhoes de dólares. Outras empresas de tecnologia foram listadas entre as dez primeira colocadas, China Móbile e IBM ficaram em quinto e nono lugar, respectivamente. Outras empresas da nova economia aparecem entre as 100 maiores como a Nokia (12o), HP (15o) e a Apple (16o).
“A Google realmente é uma marca fenomenal no sentido de deixar muito claro o que a marca pretende ser e as inovações que propõe ao mercado que atua”, declarou Peter Walshe, diretor da Milward. Na lista das 100 maiores empresa, as empresas do ramo financeiro dominam com uma entre quatro empresas listadas, o mercado de tecnologia é o segundo aparecendo com uma entre cinco empresas listadas. Walsh ainda disse que um dos principais quesitos para o bom desempenho de uma empresa é a inovação que Lea traz ao seu mercado, nesse quesito as marcas da industria da tecnologia tendem a ter um resultado muito bom. “As pessoas avaliam as marcas de tecnologia como excitantes, são marcas que gostam e admiram”. O objetivo da lista é calcular o valor das marcas para ajudar os investidores nas suas avaliações de investimentos.

A Google superou a Microsoft como a marca mais popular de 2006 e a melhor empresa para se trabalhar em 2007. Veja a lista dos 10 primeiros colocados:
1. Google — $66,4 bilhões
2. General Electric — $61,9 bilhões
3. Microsoft — $55 bilhões
4. Coca-Cola — $44,1 bilhões
5. China Mobile — $41,2 bilhões
6. Marlboro — $39,2 bilhões
7. Wal-Mart — $36,9 bilhões
8. Citigroup — $33,7 bilhões
9. IBM — $33,6 bilhões
10. Toyota Motor — $33,4 bilhões
Questão escolha simples:
Quanto custou a aquisição da Doubleclick para a Google?
Custou cerca de 3,1 bilhões de dólares.

Questão escolha dissertativa:
Porque a Google esta sendo acusada de monopolista? Porque com a compra, a Google vai ter mais de 50% de todo o mercado o que caracteriza o monopólio.

Publicado em nome de Jeferson Vinicius Machado da Rosa

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