domingo, 17 de junho de 2007

Negociação: Friboi compra Swift

O grupo JBS, dono do frigorífico Friboi, anunciou nesta terça-feira (29/5) a compra da americana Swift, terceira maior processadora de carne dos Estados Unidos. O negócio foi fechado por 1,4 bilhão de dólares e deverá ser finalizado em meados de julho.
De acordo com a Friboi, com a integração das duas companhias, o que deverá ocorrer "com a brevidade possível", será criada a maior empresa do mundo no setor de alimentos de proteína de origem bovina e a empresa maior alimentícia brasileira. Somados, os faturamentos de Friboi e Swift beiram os 23 bilhões de reais. Antes do negócio, a Friboi já era líder em carnes bovinas no Brasil, mas tinha receitas abaixo de outras empresas do setor alimentício como Sadia e Perdigão. No comunicado enviado à Bovespa, a Friboi desfez uma das dúvidas dos investidores sobre o negócio: a possibilidade de que as duas empresas não fossem integradas. Segundo a Friboi, sua intenção não é manter duas operações paralelas, mas ter um único negócio. A conclusão da compra do controle acionário da Swift, que tem sede em Delaware, nos Estados Unidos, ainda depende da aprovação de autoridades reguladoras da concorrência no exterior. O fechamento da operação está previsto para acontecer em julho. Depois disso as duas empresas poderiam iniciar o processo de integração.
A Friboi fechou o negócio por meio de três de suas subsidiárias, a J&F Acquisition Co., J&F I Finance Co. e J&F II Finance Co, com o objetivo de cumprir contratos de endividamento em vigor.
Fonte: ???
Questão escolha simples:
Qual o valor da compra da Swift pela Friboi?
a) 1,4 bi de reais
b) 1,4 mi de dólares
c) 1,4 bi de euros
d) 1,4 bi de dólares
e) 140 mi de reais
Questão dissertativa:
Qual a previsão de faturamento da Friboi e Swift juntas?
Resposta esperada:
23 bi de reais

Nenhum comentário: